quarta-feira, 21 de abril de 2010

tenho medo? nao.. já tive medo !

Já tives-te medo alguma vez?
pois , eu já , e nao foram assim tão poucas as vezes que aconteceu.
Já tive medo de dizer a palavra mãe pela primeira vez com medo de me enganar, tive medo de começar a caminhar mesmo que agarrada às paredes pois elas podiam falhar, tambem já tive medo de escolher entre a carne e o peixe porque poderia nao gostar, ja aconteceu ter medo de ir para a escola porque poderia falhar e decepcionar os professores ou os amigos. Também ja tive medo de admitir que dava catequese porque poderiam gosar comigo, já tive medo de escolher entre virar à esquerda ou à direita porque poderia vir a perder-me. já tive medo de me entregar a algo ou a alguém porque sabia que poderia vir a magoar-me. Já tive medo de dizer sim , mas também de dizer não. já tive medo de pensar ou de fazer as coisas sem sequer as analizar ...

ja tive medo de tanta coisa e de tanta gente ... até ja tive medo de ser feliz mas também de ser infeliz ....

Mas valerá apena ter medo?
Ao longo do tempo as coisas vao mudando e nós também ... nao foi apenas a idade, o corpo, a forma de vestir, os programas de televisão que se via, a escola, os amigos que mudaram ... eu tambem mudei , mudei a forma de pensar e de ser e mudei o medo ...

Perceber que o medo só constroi mais muros à nossa volta e nos faz deixar de ver para lá do muro. Entao como fazer?

Pois nao tenho a fórmula , mas arranjei o mote para evitar esse medo ...
O Tempo tem-me dado a conhecer a felicidade e a alegria de dizer SIM ... de nao ter medo de arriscar para um dos lados, em vez de ficar na praia a ver o barco passar. E esse SIM tem originado quedas... ui ui que quedas, daquelas em que bato mesmo com o nariz no chão... mas também tem levado a grandes momentos de alegria pelo caminho escolhido...

Mas tenho de admitir que as que mais gostei foi das quedas ... nessas tive mesmo lá em baixo mas foi por isso que olhei ca para cima e vi que nao estava sozinha , que havia uma Mão sempre disposta a voltar a por-me cá em cima, mesmo que de novo no cruzamento da dúvida eu estava lá, preparada para arriscar mais uma vez.

E hoje ainda ando muito no inicio da caminhada , tenho a noção disso , mas com a certeza de que o MEDO nao pode estar presente... pois CONFIANÇA é a palavra de ordem ... sempre que se confia o que vem so pode ser bom portanto é bola para a frente.

SIM sabes bem que Te digo SIM , mas será que eu sei que o digo?

pois é ... este tem sido o tempo do SIM e continuará a ser!

3 comentários:

  1. Digo Sim...
    porque nos aconselharam:
    " Não tenhais medo de ser os santos do novo milénio!"

    Digo sim...
    à amizade verdadeira à luz desta Fé em Deus que nos enviou o Seu Filho. à amizade que nos mostra como é bom confiar...à amizade que nos oferece sempre o ombro amigo...

    Digo sim...
    Porque quero ver sempre o rosto, o sorriso de Cristo no meu colega do lado... E como posso não confiar em Cristo? pedir-Lhe provas?

    Vejo em ti, Sarita, este rosto... e isso...
    Ajuda-me a dizer sim!

    ResponderEliminar
  2. medo?
    é como o mal que temos de combater com o bem,
    como o sopro a que a vela resiste com a luz,
    é como as pedras no caminho que usaremos para construir um castelo...
    como...como...

    o medo existiu, existe e não deixará de existir,
    mas nisto o que podemos nós fazer?
    seguir o medo?
    naaaaa...
    sermos SUPERjovens
    e deixarmos brilhar através de nós a Sua luz, sem medo =D

    ResponderEliminar
  3. muito bem!!!
    não devemos esquecer, porém, que o medo tem o seu lado positivo. o medo leva-nos a ser humildes diante dos obstáculos da vida. a humildade, por sua vez, levará então à confiança. o medo de falhar pode leva-nos a fazer as coisas com perfeição. o medo da solidão leva-nos a construir a comunidade e a lutar pela comunhão. o medo do desconhecido leva-nos a querer estarmos preparados o melhor possível, etc, etc...
    então será o medo que nos move? não. é a vontade de o vencer. o medo não é para ignorar é para vencer. na medida em que vencemos os nossos medos ficamos mais fortes e maduros. dizer que o medo não existe é uma ilusão que só ilude quem a tem.
    repito: o medo não é para ignorar é para vencer.

    bendito seja Deus também pelos nossos medos, pois muitas vezes são eles que nos levam ao abandono confiante nos braços do Pai, como a criança que se enrola no colo paterno quando os desafios da vida a assustam. é nesse momento que percebemos: sozinhos não vamos lá. só com o amor do Pai que nos faz ultrapassar os nossos medos.

    bjs

    ResponderEliminar