quinta-feira, 24 de março de 2011

estágio?

Há quem lhe chame apenas mais um Estágio, há outros que dizem que é mais um momento de avaliação, outros que lhe chamam o momento em que o Mundo pára e nada mais interessa ...
E eu que lhe chamo?

Estou à cerca de 4 semanas no serviço da Hematologia ... (sim vocês que estão a ler isto já sabem)
Um Serviço onde estão pessoas , Homens, Mulheres, Adultos e Jovens internados com uma doença que mete medo a muitos ... a Leucemia!

O primeiro impacto foi o choque "Como é que eu vou lidar com isto??". Ao longo dos dias comecei a entender o que é para mim ir para aquele Hospital. Não é apenas mais um momento em que estou a ser avaliada e que no final vou ter um valor a dizer o quão serei ou nao Enfermeira! NÃO!
A cada dia, quando vou para lá, sinto que é o caminho para mais um dia de Missão, um dia onde vou vestir uma Farda mas que dentro dela há um coração que acima de tudo quer dar conforto e felicidade por quem passa!

No outro dia, alguém me perguntava onde é que eu ia arranjar as forças para lidar com tanta coisa!
Eu mal sabia responder, pois até essa altura limitava-me a viver viver viver e não pensar, não digerir, não rezar!

Há bem pouco tempo a resposta apareceu por uma das pessoas que lá está em tratamento... sim por um daqueles de quem cuido!

"O medo do desconhecido é mais forte do que se pode imaginar.
Agarrei-me com unhas e dentes a DEUS, pois só Ele me pode ajudar
a Alcançar a tão sonhada felicidade!"

E ainda eu me questiono?
Como posso? Como digo eu que é em Cristo que tenho a minha Fé?

À entrada do Hospital dos Capuchos tenho uma Igreja, siiiiiim uma Igreja, simples, humilde, mas que emana AMOR, amor daquele puro e duro, sabem?
No inicio tinha medo de lá entrar, pensava que era melhor outro dia!
E foi outro dia, mais outro dia, mais outro dia....
Até que depois de um turno da manhã tive A Coragem de lá entrar....
Com o coração cheio de um dia de trabalho, a cabeça cheia de tanta coisa nova, ajoelhei-me perante o Senhor e fiz silêncio!
As lágrimas começaram a cair, o coração ia batendo e eu ia chorando sentindo toda a emoção do abraço do Pai.
Em silêncio comecei a rezar, a rezar por ali estar, por quem se cruzou no meu caminho naqueles corredores, por quem encontro nos quartos onde entro, pelas famílias que choram depois das visitas, por mim que nem sempre sei ser a Fonte Viva de Amor....
Chorei, solucei, chorei novamente e mais uma vez!

Os dias estão a passar, turnos e mais turnos, e aquela Igreja é o meu ponto de Partida e de Chegada, mesmo quando fechada às 7.00 da manhã, olho para ela, inspiro fundo e sinto.

Hoje sinto falta de algo, confesso, sinto que as forças que tenho em mim estão a ser dispostas para o serviço, para os colegas que estão com dificuldades no estágio mas que quando preciso delas para este pequeno coração não as tenho!

Sei o que isto é ... Não é apenas um Estágio! É uma oportunidade que Deus colocou no meu caminho para que eu possa criar relação, para que eu possa entregar os dons que tenho para aquelas pessoas, para que eu possa AMAR sem medida!

Hoje sinto... Ali é também a minha casa, ficaria já lá a morar!

3 comentários:

  1. Que testemunho bonito Sara! Nem te consigo chamar pulga depois de ler estas linhas...
    Amei mesmo.
    Continuo a acompanhar-te nas minhas orações, com o coração e em Cristo que nos une e nos sustenta.
    Estou à espera de um convite para conhecer essa igreja! :) Eu preparo a oração.
    GMDT.
    Rita

    ResponderEliminar
  2. O que lhe chamas acaba por não interessar muito. Sabes que estás presente, que te dás a cada bocadinho, que amas e que vives intensamente cada minuto desse estágio. É isso que és. E é isso que importa.
    As lágrimas só vêm prová-lo. São as marcas do que custa, porque acredito que custe muito, mas aposto que sabem bem.
    Sabem especialmente bem.

    bjinhos, rita f.

    ResponderEliminar
  3. muito muito bonito!

    continua assim, sabes que não estás só neste caminho.

    beijos grandes

    ResponderEliminar